Para que serve
A prática de Mindfulness cultiva a consciência das experiências que sentimos em cada momento, de forma gentil, curiosa e com compaixão. É indicada para quem procura ganhar competências para enfrentar o stress, a infelicidade ou a insatisfação.
Por isso, a prática de Mindfulness é cada vez mais procurada por quem pretende obter formas para lidar com o ritmo da vida atual, com menor sofrimento, maior leveza e melhor ajuste à vida como ela é. Assim, também cultiva a capacidade para apreciar e saborear a beleza que nos rodeia, as alegrias e os momentos significativos da vida.
Embora não tenha como objetivo tratar qualquer condição médica ou psicológica, a investigação científica desenvolvida nos últimos 40 anos revela resultados positivos da prática de mindfulness em pessoas com várias condições físicas e psicológicas:
- Ansiedade
- Depressão
- Síndrome de Pânico
- Dor Crónica
- Stress
- Fibromialgia
- Hipertensão
- Síndrome de Cólon Irritável
Os programas baseados em mindfulness, (MBSR ou MBCT) são intervenções integradas no domínio da Medicina Participativa Corpo-Mente, também denominadas de “terapia de 3ª geração”. Estes programas promovem a melhoria do bem-estar emocional, físico e mental, a resiliência, capacidade de atenção e uma maior capacidade de autorregulação emocional. Promovem um natural aumento gradual da consciência da experiência interna e do próprio desenvolvimento emocional.
“Existem benefícios significativos que resultam da prática de mindfulness, mas esta funciona precisamente porque não tentamos obter benefícios. Em vez disso, acolhemo-nos exatamente como somos. Aprendemos a “mergulhar” em nós próprios, visitarmo-nos e segurarmo-nos na consciência.”
Jon Kabat-Zinn