O que é o Mindfulness?

É a consciência que emerge de se prestar atenção ao momento presente, intencionalmente e sem julgamento, às coisas como elas são. (Jon Kabat-Zinn, 2007)

O Mindfulness é uma prática ou um processo, que desenvolve capacidades inerentes a cada ser humano de prestar atenção, observar o corpo, a mente e a respiração.

A prática de Mindfulness tem sido cientificamente avaliada ao longo de mais de 30 anos, com resultados eficazes em várias condições físicas e psicológicas.

Ansiedade – Depressão – Sindrome de Pânico – Dor Crónica – Stress – Fibromialgia – Hipertensão – Sindrome de Cólon Irritável

Também é cada vez mais procurada por quem apenas pretende obter ferramentas para lidar com o ritmo da vida atual.

Para que serve um programa/ intervenção baseada em Mindfulness?

Nos programas baseados em Mindfulness, a prática tem uma intenção particular, permitindo melhor entender a mente e treiná-la ao serviço da vida com menor sofrimento, maior leveza e ajuste à vida como ela é.

Esta tipologia de Intervenção está integrada no campo Medicina (Participativa) Corpo-Mente, denominada de Terapia de 3ª geração.

Os programas MBSR / MBCT (cumprindo o convite ao compromisso da prática diária) promovem a melhoria do bem estar emocional, fisico e mental. Maior Resiliência. Maior capacidade de atenção e maior capacidade de auto-regulação emocional, Promove um natural aumento gradual da consciência da experiência interna e do próprio desenvolvimento emocional.

Próximos Programas: conheça a nossa Agenda

Existem benefícios siginificativos que resultam da prática de Mindfulness, mas funciona precisamente porque não tentamos obter benefícios. Em vez disso, acolhemo-nos exatamente como somos. Aprendemos a “mergulhar” em nós próprios, visitarmo-nos e segurarmo-nos na consciência. (Jon Kabat-Zinn)